Na Educação Infantil, o trabalho com eixo "Natureza e Sociedade" deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.
Em todo o momento das atividades de Ciências e conhecimentos físicos, as crianças devem ter experiências diretas com elementos do mundo, objetivando desenvolver a capacidade das crianças de observar a natureza, de expressar suas concepções e registrá-las. Podem ser desenvolvidas algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente.
(por Andréa Oliveira)
Dentro do tema temos o relato da Profª Magali que desenvolveu um interessante trabalho com insetos:
A partir da manipulação da Revista "Ciência Hoje", as crianças demonstraram interesse pelo assunto, então a professora sugeriu a exploração do nosso rico espaço externo para observar e relatar os bichinhos encontrados.
Para enriquecer a vivência fizemos a exploração com lupas para aguçar ainda mais a curiosidade do grupo.
O Alex, aluno especial fez questão de acompanhar o grupo falando: "detetive, detetive......"











Nenhum comentário:
Postar um comentário