O Projeto "Pequenos Pensadores,
brilhantes escritores" consiste um trabalho pedagógico de rodas de conversa,
leitura diária, escritas coletivas e de produção de livro de autoria por alunos
da Educação Infantil.
Foi inspirado no projeto de
iniciativa da professora Vasti Maria Evangelista, da Rede Estadual de Educação
de São Paulo, e adaptado para a Educação Infantil pela professora Rita de
Cássia Vicente, com apoio da professora Vania Alencar, na EMEI José Duarte, para a turma do Infantil II - 6A
Produzir textos não é uma
tarefa simples, é um processo que envolve muitas etapas.
Antes de produzir textos coletivamente,
é necessário ouvir nossos pequenos diariamente, considerando toda a bagagem
cultural que trazem ao ambiente escolar, realizar rodas de conversa diárias e
manter leitura frequente pelos professores e alunos, considerando o tempo de
ação de cada faixa etária e os assuntos que lhes chamam atenção.
A leitura diária, desde a
Educação Infantil, é essencial para a formação de bons leitores e de cidadãos conscientes
e críticos, portanto, o incentivo da escola e da família é fundamental.
Por meio da leitura, a
criança amplia seu vocabulário, a criatividade, conhece e reconhece diferentes
culturas, lida com suas emoções e respeita as individualidades.
Com a ampliação do
vocabulário da criança, o/a professor/a deve ser o/a mediador/a na construção
de histórias coletivas para a produção de livros de seus alunos, os quais, na
Educação Infantil, ainda não escrever convencionalmente.
O livro “Histórias, nossas
histórias” é fruto desse projeto de escrita coletiva. Os textos nele contidos tiveram a professora como escriba, a qual escreveu o texto oral produzido pelas
crianças durante o projeto. Buscamos manter a essência de cada texto,
adequando, ao longo da escrita, alguns elementos padrão da Língua Portuguesa.
Como finalização do projeto,
as famílias foram convidadas para uma manhã de autógrafos. Cada pequeno
escritor autografou um exemplar para presentear seus familiares presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário